Série Black Mirror

Apresento ao nobre leitor a Série Black Mirror – Tecnologia como antiêxtase. As entrevistas exclusivas que realizei com os intelectuais abaixo visaram discutir o papel das tecnologias em nosso tempo tomando como ponto de partida os episódios da série antológica criada por Charlie Brooker.

Foi uma grande realização, confesso. Na mesma proporção que me impressionaram os episódios comentados. Para essa série, convidei os competentíssimos: Fernando Schüler, cientista político; Paulo Unzer, psicanalista; Andrei Venturini, filósofo; Tiago Arrais, teólogo.

Impressione-se também!

Série Black Mirror.
Série Black Mirror.

Convidamos Fernando Schuler, doutor em Filosofia e professor do Insper, além de titular da cátedra Insper Palavra Aberta, para discutir o episódio Nosedive: “O politicamente correto é o assalto da lógica democrática sobre a cultura. Se todos, continuamente, têm o poder de disciplinar o pensamento individual, destrói-se aquilo que define de modo mais radical a liberdade.” Leia na íntegra!

Paulo Unzer, psicanalista e doutor em Psicologia Social, é o nosso convidado para falar sobre o episódio White Christmas: “Bons diálogos significam bons encontros que, por sua vez, significam intimidade, vínculo, enraizamento. De alguma forma, estamos todos infectados com o vírus utilitarista e nos comportamos de modo coerente a isso, destruindo qualquer capacidade de ter bons diálogos.” Leia na íntegra!

Convidamos o filósofo Andrei Venturini, doutor em Filosofia, professor no Instituto Federal de São Paulo, para comentar Arkangel: “Penso que os clientes de Arkangel foram tomados pela crença na autossuficiência: em algum momento acreditaram que a ciência venceria a luta contra o mal.” Leia na íntegra!

O teólogo Tiago Arrais, também doutor em Filosofia pela Andrews University, comenta o episódio National Anthem: “O público em geral ficou com o espetáculo, os líderes políticos abafaram a verdade comunicada pelo sequestrador no fim do episódio. Era forte demais. Real demais. Subversiva demais.” Leia na íntegra!