E o Oscar de Melhor Canção Original vai para…

Um dos prêmios mais aguardados de uma noite de Oscar é o de Melhor Canção Original. Porque todo mundo se emociona assistindo às grandes histórias produzidas com tanta magnitude, mas que sem aquela música… Não, não seria a mesma coisa! A categoria Melhor Canção Original faz parte da cerimônia desde 1934 e alguns artistas famosos já levaram a estatueta para casa como: Eminem, Elton John, Annie Lennox, Bob Dylan e Phil Collins. No ano passado, foi a diva Adele quem levou a melhor por “Skyfall”, tema do último filme do agente secreto mais famoso do mundo, “007 – Operação Skyfall”.

AdeleOscar

Nesta categoria, é importante explicar um detalhe: recebem a estatueta apenas quem compõe a música e quem escreve a letra, nunca o intérprete. Acontece, claro, de ser a mesma pessoa, como foi com Adele. Mas o mesmo não aconteceu com Celine Dion, por exemplo, em 1998, com “My Heart Will Go On”, tema de “Titanic”. Neste caso, os ganhadores foram James Horner, quem fez a música, e Will Jennings, quem escreveu a letra. Ah, tem outro detalhe também: a Academia permite apenas que a canção que concorre ao prêmio tenha no máximo três compositores e que a música seja realmente feita para o filme concorrente. Aqui, vale citar o exemplo de “I Will Always Love You”, da Whitney Houston, que não concorreu porque não foi escrita especialmente para o filme “O Guarda Costas”, de 1992. A canção já existia. Assim como “Unchained Melody”, dos Righteous Brothers, a famosérrima música tema do filme “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, de 1990.

Bom, mas vamos aos indicados à categoria Melhor Canção Original deste ano?

“Let It Go”, de Idina Menzel, do filme “Frozen”!

“Ordinary Love”, do U2, do filme “Mandela”!

“Happy”, de Pharrell Williams, do filme “Meu Malvado Favorito 2”!

“The Moon Song”, de Karen O, do filme “Ela”!

E aí, qual você acha que vai levar a melhor? Enquanto você pensa, contamos mais algumas curiosidades que envolvem à categoria:

Do tipo, “que sorte!”, a melodia de “My Heart Will Go On” ia ser apenas uma melodia, que apenas embalaria uma das cenas, pronto e acabou. Mas aí, de última hora, a música acabou recebendo uma letra e Celine Dion a tornou o maior sucesso de toda a sua carreira e uma das músicas mais executadas em 1998. De última hora! “My Heart Will Go On” levou o Grammy de Música do Ano e o Oscar de Melhor Canção Original.

Os que amam o Eminem vibram toda vez que “Lose Yourself” toca! Essa foi a música que levou o artista ao topo do mundo e foi o primeiro rap da história a vencer um Oscar de Melhor Canção Original. O filme “8 Mile”, de 2002, traz o próprio Eminem como protagonista e o cantor escreveu parte da trilha sonora enquanto estava no set, gravando. A canção vendeu mais de cinco milhões de cópias digitais e ainda é um dos maiores sucessos comerciais entre as canções que já venceram a categoria.

Relembre a música “Lose Yourself”, do Eminem!
http://www.youtube.com/watch?v=bmXumtgwtak

O que deixou muita gente sem entender foi a não nomeação de Lana Del Rey ao prêmio este ano. Por isso, prestamos a nossa homenagem à cantora pela canção “Young and Beautiful”, para o filme “O Grande Gatsby”, que mais tarde descobriram ter sido alvo de sabotagem. A canção que entraria na disputa pelo prêmio de Melhor Canção Original foi estranhamente vencida por “Alone Yet Not Alone”, do filme homônimo, que mais tarde a Academia desclassificou por suposto lobby. Uma grande injustiça, é claro, porque, sem dúvida, seria a grande favorita!

Veja o videoclipe de “Young and Beautiful”, de Lana Del Rey!

Para encerrar e deixar todo mundo com mais ansiedade para a cerimônia do Oscar 2014, vamos de “The Way You Look Tonight”, a belíssima, íssima, íssima música que já foi gravada por todo mundo: Michael Bublé, Tony Bennett, Rod Stewart, Doris Day, Frank Sinatra e até o Adam Levine! Bom, essa música mega famosa nasceu na voz do fofo Fred Astaire no filme “Swing Time”, de 1936, que, claro, levou o Oscar de Melhor Canção Original.

Reveja a cena de “Swing Time” com Fred Astaire cantando “The Way You Look Tonight”!

Até a cerimônia!

Eliana de Castro Written by:

Jornalista pós-graduada em Cultura pela FAAP, é mestranda em Ciência da Religião pela PUC-SP. Contato: eliana.faustomag@gmail.com

Comments are closed.