Especial Tolstói – 190 anos

Ele nasceu Liev Nikoláievich Tolstói no dia 9 de setembro de 1828. Escreveu George Steiner, o francês, sobre ele, e algo que é impossível escrever melhor: “Consideramos a totalidade da vida reunidas em Guerra e Paz, Anna Kariênina e Ressurreição.” São então 190 anos desde o seu nascimento. Qualquer um que já tenha vivido a experiência de ler um dos três romances sabe que ele é mesmo esse que, mais uma vez, Steiner acerta em descrever: “As energias de Tolstói eram tais que lhe era impossível criar ou imaginar em pequenas dimensões. Sempre que entrava em um cômodo ou em uma forma literária dava a impressão de um gigante curvando-se sobre uma porta construída para homens comuns.” Então, essas são as razões desta série de entrevistas.

Especial Tolstói - 190 Anos.
Especial Tolstói – 190 Anos.

Jay Parini, escritor americano, é autor de A Última Estação, romance biográfico de 1990 que narra os momentos finais da vida de Liev Tolstói. Considerado uma das principais autoridades quando o assunto é o autor de Guerra e Paz, é o primeiro entrevistado da série.

Alexandra Popoff, escritora russa, é autora de Sophia Tolstoy – A Biography e de Tolstoy’s False Disciple, sobre a relação do autor de Guerra e Paz e Chertkov.

Eliana de Castro, autora da FAUSTO, é mestranda em Ciência da Religião pela PUC-SP e sua pesquisa é sobre Anna Kariênina, um dos grandes romances de Tolstói.