9 adaptações de livros para filmes em 2020

É incomum, eu sei. Prefiro temas atemporais. Entretanto, a exceção vale a pena, porque a essência é atemporal: a literatura. Para que se prepare e aguarde ansiosamente as estreias, saiba quais são as nove adaptações de livros para filmes, em 2020.

adaptações de livros para filmes
Cena de “A Última Coisa que Ele Queria”.

A Última Coisa que Ele Queria
Do romance de Joan Didion, de 1996, Anne Hathaway, Ben Affleck e Willem Dafoe atuarão nos papéis principais. Quem assina a produção é Dee Rees. O filme será lançado na Netflix. A trama é sobre uma jornalista investigativa que ao apurar uma internacional conspiração de tráfico de armas descobre que seu pai pode estar envolvido.

A História Pessoal de David Copperfield
Adaptação do romance de Charles Dickens, Dev Patel assume o papel de David Copperfield. A versão cinematográfica terá a assinatura de Armando Iannucci, quem fez o premiado A Morte de Stalin. No papel da terrível tia-avó Betsey Trotwood, nada mais nada menos do que Tilda Swinton.

Nossa Senhora do Nilo
Do romance de Scholastique Mukasonga, o filme tem a assinatura de Atiq Rahimi, o franco-afegão. A história das meninas de um internato em Ruanda, na década de 1970, terá nos papéis principais Pascal Greggory, Belinda Rubango e Malaika Uwamahoro.

Meu Pequeno País
Do romance recente de Gaël Faye, quem comanda o projeto cinematográfico é Eric Barbier. A história do garoto que tem sua vida mudada quando começa a guerra civil em Bujumbura – hoje Burundi – terá Jean-Paul Rouve no elenco.

O Jardim Secreto
Do romance de Frances Hodgson Burnett, quem dirige é Marc Munden e em seu time estão os produtores de Harry Potter. Lançado em 1911, o romance conta a história de Mary Lennox, jovem órfã que sai da Índia para morar numa mansão em Yorkshire, sob a tutela de um tio e sua governanta, a senhora Medlock. No elenco, Colin Firth e Julie Walters. Frances vendeu o seu primeiro conto aos 17 anos, e aos 22 já havia ganhado bastante dinheiro. Apesar dos vários romances populares, Burnett é mais lembrada como autora de literatura infantil.

The Turning
Essa trama de Henry James já foi para o cinema 15 vezes. No Brasil, o livro tem o título A Volta do Parafuso. Trata-se da história de uma jovem responsável por cuidar de dois órfãos numa casa que pensa ser assombrada por fantasmas. No elenco estarão Mackenzie Davis e Finn Wolfhard. O diretor? Steven Spielberg.

Violet e Finch
Adaptação do livro Por lugares incríveis, de Jennifer Niven, o romance adolescente ganha as telas e promete emocionar tanto quanto o livro. Elle Fanning estrela a produção da Netflix, juntamente com Justice Smith. Como The Turning, é uma produção voltada mais para o jovem leitor.

Emma
Do clássico de Jane Austen, é uma das produções mais aguardadas, ainda que a adaptação não seja nada nova – inclusive, há uma versão com Gwyneth Paltrow e Toni Colette juntas. Assinado por Autumn de Wilde e Eleanor Catton, o filme conta com Anya Taylor-Joy como Emma; além de Mia Goth, Harriet Smith e Bill Nighy no elenco.

Bruxas Sagradas
Do cultuado livro de Roald Dahl, no qual bruxas se escondem entre os homens e fazem de tudo para não serem descobertas, a adaptação tem assinatura de Robert Zemeckis, de Forrest Gump. No elenco, Octavia Spencer, Stanley Tucci, Chris Rock e Anne Hathaway.

Águas Profundas
Do romance de Patricia Highsmith, quem assina o filme é Adrian Lyne, de Lolita, Atração Fatal, Proposta Indecente – ou seja, só filmaço! Quem faz Melinda Van Allen é Ana de Armas. Na pele de Ben Affleck ganha vida seu marido. Vale lembrar que Alfred Hitchcock levou aos cinemas outra história de Patricia Highsmith: Pacto Sinistro. Highsmith é considerada uma das mais importantes escritoras de romance policial de todos os tempos, tendo vivido sua vida de maneira reservada até sua morte, que foi, paradoxalmente, um acontecimento de grande comoção, em 1995.

Para os amantes da literatura – clássica ou contemporânea – vale a expectativa dessas adaptações de livros para filmes.

 

Nobre dama ou nobre cavalheiro,
Sentimos muitíssimo por não conhecer o vosso rosto. Entretanto, gostaríamos de deixar o singelo convite para nos acompanhar em nossas “redes sociais”, esse termo ainda estranho para nós, de tantos séculos atrás. Doravante, temos de nos adaptar a esse tempo de nuvens! Ora ora… Estamos, portanto, no Facebook e inteirinho em preto e branco no Instagram, à espera dos senhores. Será para nós uma honra!

 

Fausto

Eliana de Castro Escrito por:

Idealizadora da FAUSTO, é ensaísta, mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP. Contato: eliana.faustomag@gmail.com

Os Comentários estão Encerrados.