Fidel Castro e o amor secreto com Anna Maria Traglia

“Fidel apaixonado” é o título do livro da jornalista italiana Paola Sorge, que narra o amor secreto entre o líder cubano e a jovem italiana Anna Maria Traglia.

Uma história que nunca foi contada.

O ano era 1975. Em um contexto de vigorosas tensões políticas, Fidel Castro apaixonou-se por uma das filhas da burguesia conservadora italiana.

Ele, comunista e ateu; ela, católica e de família tradicional. Amaram-se por mais de 40 anos.

Em 1975, ela tinha 27 anos. Abandonou o marido e dois filhos para viver com Fidel Castro.

Bem escrito e envolvente, o texto de Paola Sorge descreve a admiração mútua do casal. Ele amava a sinceridade dela; ela, o espírito revolucionário dele. Suas visões de mundo nunca entraram em conflito. O livro conta ainda com muitas referências históricas.

Fidel Castro nasceu em Birán, em 13 de agosto de 1926 e morreu em Havana, em 25 de novembro de 2016, aos 90 anos. O político cubano também governou a República de Cuba como primeiro-ministro, de 1959 a 1976, e depois como presidente de 1976 a 2008.

Nacionalista e marxista-leninista, foi primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, de 1961 até 2011. Sob seu comando, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário.

Filho de rico fazendeiro, Fidel Castro adotou a política anti-imperialista de esquerda, enquanto estudava Direito na Universidade de Havana. Em algum momento de sua trajetória, formou um grupo revolucionário com o irmão Raúl Castro e Che Guevara.

Fidel foi casado com Mirta Díaz Balart, sendo Fidelito Castro Díaz-Balart o único filho do casal. Fidelito suicidou-se em 2018, aos 69 anos. O líder casou-se também com Dalia Soto del Valle e teve como amante Naty Revuelta, que gerou a filha Alina Fernández-Revuelta. Alina pediu asilo aos Estados Unidos e foi crítica voraz das ações políticas do pai.

Por enquanto, “Fidel apaixonado” está disponível apenas em italiano. O livro sai pela editora Castelvecchi.

Por enquanto, disponível apenas em italiano. O livro sai pela editora Castelvecchi.

 

Siga a FAUSTO no Instagram!

Eliana de Castro Escrito por:

Idealizadora da FAUSTO, é ensaísta, mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP. Contato: eliana.faustomag@gmail.com

Os Comentários estão Encerrados.